domingo, 24 de maio de 2009

Sobre mesas e ratos


Estava à mesa, Dom, o anfitrião. Calado, não falava absolutamente nada. Charles, que só pensava em comer. Brancão, um galante sedutor, e Duda, o que sempre estava disposto a agradar seus companheiros.

-Sirvam-se meus camaradas!
-Adoro rum!
-Não tem queijo na despensa para acompanhar, meu caro companheiro?
-Receio que não. Demos uma festa ontem e não sobrou nada.
-Falando em não sobrar nada... Souberam do Benjamin? Foi triturado por um cão!
-Não me diga! Já foi tarde, aquele balofo imbecil! Só vivia a saquear as despensas do sindicato.
-É verdade. Era mesmo um aproveitador!
-Sim... Um tratante de primeira categoria!
-Balofo imbecil!

Risadas por toda a extensão da mesa de jantar, com exceção do Calado.

-Ontem encontrei um pedaço de torta quase intacto lá no centro urbano.
-Mas que maravilha!
-Ainda tem um pouco na despensa.
-Vou pegar!
-Quem foi pego por um gato esse fim de semana, foi o carequinha.
-E o que sucedeu de tamanha desgraça?
-Perdeu uma orelha e um pedaço do rabo.
-Sabia que seus descuidos exagerados iriam levá-lo à perdição.
-Ele é o único que se atreve a caçar na área D.
-Não sei se isso é excesso de bravura ou tolice.
-Ás vezes os dois se confundem meu camarada.

Risadas por toda a extensão da mesa de jantar, exceto o Calado.

-Passe a manteiga.
-Aqui está muito abafado! Detesto ter que viver dentro desses buracos desconfortáveis!
-Isso não é manteiga! É ketchup seu rato imbecil!
-Só achei que seria mais conveniente isso, do que manteiga, para você passar nessa fatia de pizza!
-Você não tem que achar nada! Só faça o que eu mando!

Risadas por toda a extensão da mesa de jantar, menos o Calado.

-Souberam da Clarita?
-Aquela danada!
-Deu a luz á oitenta filhotes só este ano!
-Aquela danada!
-Por acaso alguém aqui já teve o prazer de fornicá-la?
-Acredito que ninguém aqui!

Risadas por toda a extensão da mesa, a não ser pelo Calado.

-Esse rum está me deixando muito tonto. Estou me sentindo muito mal.
-Eu também.
-Eu também.
-Eu também.
-Parece que minha cabeça vai explodir!

O silêncio. Nenhuma risada se pronunciou, muito menos uma palavra. Apenas gemidos quase inaudíveis que cada um guardava para si. O Calado permaneceu sentado observando aquela cena aviltante, enquanto seus camaradas caíam um a um de cabeça sobre a mesa de jantar. Corpos a contorcer-se. Quando não havia nada para alimentar seu ilustre sadismo, ensaiou uma risadinha.


I.B.

(pintura de Marion Peck, The supper club)

Nenhum comentário: